Os 5 primeiros passos para começar a investir em Ações

1 Comment » Written on January 30th, 2009 by
Categories: Mercado de Acoes
Muitas pessoas não começam a investir em ações simplesmente porque não fazem a mínima ideia de como começar. A seguir, preparei uma lista bem direta com os 5 primeiros passos necessários para quem quer começar a investir no mercado de ações. É claro que a lista está bem simples, mas acredito que ela ajudará aqueles que não sabem como começar.

Antes de tudo, leia o meu post de Introdução ao Mercado de Ações. Ele ajudará a sanar muitas dúvidas. Essas são ótimas maneiras de aprender sozinho. Antes de começar é vital ter uma noção de como o mercado funciona. É preciso, também, aprender os jargões utilizados, para não ficar “boiando”. Uma outra alternativa é procurar cursos voltados para iniciantes.
Elas serão suas ferramentas no mercado. É através delas que você deve tomar suas decisões. É possivel utilizar os dois juntos? Claro. Porém não é muito recomendado, pois podem existir divergências entre os dois. Uma estratégia bem simples, que costumo utilizar, é a seguinte: utilizo AF para escolher uma boa empresa e através da AT descubro o melhor momento para comprar e vender o papel.
Para quem não tem tempo para acompanhar o mercado ou não tem muito capital para começar, investir através de fundos pode ser uma boa maneira de diversificar.
Esse pode ser um dos passos mais importantes. É necessário escolher uma corretora que atenda às suas necessidades. É muito importante, também, procurar informações com clientes, ver se o serviço realmente vale a pena. Nem sempre a mais barata tem o melhor custo x benefício.

Dica extra
Estude, estude, estude. Essa é com certeza a dica mais importante para quem deseja começar a investir na renda variável. Estude para que você possa tomar suas próprias decisões. O dinheiro é seu, você não deve confiar nas análises de outras pessoas.

Tags: , , ,

One Response to “Os 5 primeiros passos para começar a investir em Ações”


Leave a Reply