Quanto dinheiro preciso para começar a investir na Bolsa de Valores?

6 comments Written on May 15th, 2008 by
Categories: FAQ, Mercado de Acoes
Essa é com certeza uma das perguntas mais comuns quando pretendemos começar a investir em ações. O mais importante é ter certeza de que não irá precisar desse dinheiro tão cedo. Um dos erros mais comuns é começar a investir esse mês e no mês seguinte precisar sacar o dinheiro por algum motivo. Isso pode fazer com que você seja obrigado a sair do mercado no prejuízo. Aos iniciantes, o recomendado é começar com quantias baixas, acredito que algo entre 500 e 1.000 reais seja o suficiente. Mas é claro que isso vai do poder aquisitivo de cada indivíduo. É importante estar confortável com o valor investido, principalmente nos momentos de baixa. Algumas pessoas aprendem a suportar essa pressão, outras não. Por isso, apenas aumente o valor investido quando se sentir preparado para agüentar as pressões e as perdas do mercado de renda variável. É muito comum pessoas dizerem que não investem no Mercado de ações porque não tem dinheiro suficiente. Isso não é uma verdade, já que é possível operar no mercado fracionário com quantias menores de capital. Com quanto comecei? No meu caso, comecei com cerca de 900 reais na conta da minha corretora. Ainda não aumentei esse valor, mais tenho planos para depositar todo mês meus ganhos gerados através de meus blogs. O mais importante nesse início, não são os lucros (que serão pequenos) mas sim, o aprendizado e a confiança que vamos adquirindo com o tempo. Dependendo do valor que você começar, pode ser difícil obter grandes lucros em uma corretora que cobre uma alta taxa de custódia. Imagine a situação:
Você começa com 500 reais em uma corretora que cobra 15 reais de taxa de custódia todo o mês. 15 reais equivale a 3% de 500 reais. Ou seja, você só começa a lucrar em determinado mês, se já tiver feito operações com lucro superior acima de 3%, só assim estará realmente lucrando e não pagando os gastos.
Nesse início é importante ser cauteloso, não investir dinheiro com o qual você está emocionalmente ligado e, nunca coloque a culpa nos outros por suas perdas. Você, somente você, é o responsável por seus atos no mercado, portanto, seja cauteloso. Só assim você irá adqüirir conhecimento e confiança necessários para se tornar um investidor de sucesso.

Tags: ,

6 comments “Quanto dinheiro preciso para começar a investir na Bolsa de Valores?”

pois é… estou com esse problema…. pretendia investir 400,00 todos os meses, mas depois de passar uma semana estudando sobre mercado de ações cheguei à conclusão de que é quase impossível devido as taxas cobradas, que são muito altas…. Além dos 15 reais de custódia que mencionou, ainda cobram uma taxa por cada operação realizada (no mercado fracionário variando de 5 a 20 reais) mais o valor do doc que você tem que fazer para transferir seu dinheiro do banco para uma corretora no caso de estar usando uma corretora, mais emolumentos cobrados pela bolsa, etc… Então, para mim, fica, por enquanto, a impressão de que um investidor como eu, que pretendia comprar 400,00 em ações todo mês não há espaço… Tudo conversa fiada…… Uma pena……

Nice, o melhor a fazer é acumular uma quantia maior antes de começar. Vai colocando essa grana na poupança por alguns meses. Assim as taxas ficam, percentualmente, mais acessíveis para você.

Acredito que para os iniciantes, a melhor coisa seria começar brincando nos simuladores…

um ótimo simulador de investimento é o do OndeInvesitir (http://www.ondeinvestir.com.br/) é o melhor é de grátis! :-)

ps: até o yahoo usa suas fontes de analise :P

Caro amigo,
Estou aplicando minha pouca grana nos fundos de acoes através do BB (via web) e procuro sempre os fundos da Petrobras, Usiminas e construção civil. Nos ultimos dias resolvi redirecionar para o proprio fundo da BOvespa Ativo e Indexado, fiz uma boa opção?

olá gostaria de saber como faço para iniciar na bolsa de investimento e como funciona as taxas e qual valor que inicial para investir, o minimo se for possivel.

aguardo o contato…

Sou operador de Bolsa de uma corretora de valores. Estou a disposição para esclarecer duvidas e abrir conta para as pessoas que desejam operar.

Contato : robson.graciosa@eum.com.br


Leave a Reply